Salão Paranaense recorde de inscrições


Cultura

Salão Paranaense tem número recorde de inscrições - 03/08/2012 16:50

A 64ª edição do Salão Paranaense, uma das principais premiações de artes plásticas do Brasil, registrou um número recorde de inscrições. Ao todo foram 833 propostas enviadas por artistas de 18 estados diferentes, superando a edição do prêmio realizada em 1987, quando 711 artistas se inscreveram.

O comitê curatorial que analisou os trabalhos foi composto pelos profissionais Denise Bandeira e Maria José Justino, do Paraná; Lizette Lagnado e Norma Grinberg, de São Paulo; e Paulo Herkenhoff, do Rio de Janeiro, todos com reconhecida atuação na área das artes visuais. O resultado será divulgado nesta quarta-feira (08) nos sites da Secretaria da Cultura do Paraná (www.cultura.pr.gov.br) e do Museu de Arte Contemporânea (www.mac.pr.gov.br).

O critério de escolha contemplou a qualidade e contemporaneidade das obras. O comitê optou por trabalhos que dialogassem com o social e que pertencessem a diversas linguagens, distintos repertórios e multiplicidade de suporte, sem prejuízo das expressões tradicionais.

PRÊMIO - O 64º Salão Paranaense é realizado pela Secretaria da Cultura do Paraná, por meio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), e vai contemplar 27 artistas, que serão premiados com o valor total de R$ 225 mil. Os trabalhos serão expostos de 29 de novembro de2012 a 28 de abril de 2013 no MAC.

O evento foi criado em 1944 e passou a ser realizado pelo MAC em 1970. Em 2005 ele tornou-se bienal, ampliou a área de abrangência e instituiu prêmios a todos os artistas selecionados e convidados. Desde sua concepção original, o Salão acolhe propostas que apontam novos caminhos para as artes visuais.

Cronograma:

Divulgação do resultado: 08 (quarta-feira).

Recebimento das obras: 22 de outubro a 09 de novembro.

Abertura do Salão: 29 de novembro.

Encerramento do Salão: 28 de abril de 2013.

Devolução das obras: de 06 a 28 de maio de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mirtillo Trombini

Frederico Virmond